8-10 / Abril 2015Juazeiro do Norte

Um pouco sobre a região do Cariri


Nominação oriunda de grupos nômades que passaram pela região, conhecidos como Kariris, a área do sul cearense tornou-se foco de estudiosos e visitantes, destacando-se nacional e mundialmente devido a características geomorfológicas – registros rupestres, pedras lapidadas, restos de ossos humanos e fósseis – singularidades e identidades regionais que dão à região atrativos únicos.

Chapada do Araripe. Foto: Izabelly Macêdo.

Chapada do Araripe. Foto: Izabelly Macêdo.

Por ser abrigada pela Chapada do Araripe, sofre influências de um clima tropical úmido, com período de chuvas bastante irregular. As temperaturas geralmente variam ente 24 ºC e 27 ºC , podendo ter mínimas de 18 ºC e máximas de 33 ºC, em meados do ano.

Reconhecido como forte polo comercial, industrial e cultural, a Região Metropolitana do Cariri, criada em 2009, abrange Juazeiro do Norte, Barbalha, Nova Olinda, Crato, Farias Brito, Santana do Cariri, Caririaçu, Missão Velha e Jardim.

Vista panorâmica do de Juazeiro do Norte.

Vista panorâmica de Juazeiro do Norte e Crato. Foto: Osires Araújo.

A região oferece diversas opções, que vão de monumentos religiosos aos ecológicos. É possível conhecer os balneários e parques aquáticos situados em Barbalha e Crato, ver o pôr do sol no Pontal de Santa Cruz, visitar o Museu de Paleontologia ou ainda respirar ares europeus indo à Euroville, a trinca está em Santana do Cariri; ou comprar uma peça de couro artesanal ao Sr. Espedito Seleiro, em Nova Olinda. Sem esquecer a estátua do Padre Cícero, em Juazeiro junto dos monumentos em torno da Colina do Horto, e Nossa Senhora de Fátima, no Crato.

Igreja Matriz de Jardim-CE. Foto: Izabelly Macêdo.

Igreja Matriz de Jardim-CE. Foto: Izabelly Macêdo.

O turismo religioso é forte na região, especialmente em Juazeiro do Norte, onde acontecem romarias durante todo o ano, e é possível ver belos templos católicos católicos nos municípios, construídos desde suas fundações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *